Veja agora como calcular o markup ideal para a sua empresa
Esclareça suas dúvidas sobre o markup e saiba como calculá-lo de forma correta em sua empresa
O markup é a diferença percentual entre o preço de um produto e o seu custo de fabricação ou produção. É a marca que um vendedor coloca em um produto e, portanto, é um importante determinante do preço final de venda.
Os varejistas e outros vendedores usam o markup para cobrir os custos operacionais, como o aluguel, o salário dos funcionários e outros gastos. Ele também é usado para obter um retorno sobre o investimento, ou seja, para obter um lucro.
O markup ideal varia de acordo com o produto, o mercado e a concorrência. Alguns produtos têm um markup mais alto do que outros. Por exemplo, os produtos de luxo, como as jóias e os relógios, têm um markup mais alto do que os produtos de consumo, como os alimentos e as bebidas.
Para determinar o markup ideal para o seu produto, você deve considerar o seu custo de fabricação, os custos operacionais e a concorrência. Você também deve levar em conta o seu objetivo de lucro.
Para obter mais informações sobre o que é e como calcular o markup, continue a leitura conosco.
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O que é markup?
O markup estabelece o preço de venda de um produto em relação ao seu custo para ser produzido.
O cálculo apresenta um número que vai avaliar a margem de lucro sobre um produto que foi vendido.
Se você quiser chegar nesse número precisará contar com dados sobre o negócio, como por exemplo o valor das despesas fixas, o valor das suas despesas variáveis e sua margem de lucro sobre o bem do seu serviço ou produto.
Então o markup apresenta qual é o valor ideal e justo que você irá reparar ao seu cliente.
Ou seja, ele é muito importante para que você possa fazer o cálculo correto do preço dos seus produtos ou serviços.
Depois você precisará aplicar o número encontrado no cálculo do markup pelo custo de produção de seu produto ou serviço.
Qual a importância do markup para a sua empresa?
Como foi falado anteriormente, o markup é fundamental para definir o preço de venda correto para o seus produtos, o que impacta diretamente a organização, saúde e lucratividade de sua empresa.
Afinal, o preço determina o futuro do produto (se ela terá ou não um bom número de vendas), a aceitação por parte dos clientes e o retorno de lucros para a empresa. Sem contar que o preço certo é uma importante ferramenta de competitividade e uma ótima forma de sair na frente dos concorrentes.
Sendo assim, determinar o preço de venda correto para os seus produtos pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de sua empresa.
Por isso, é fundamental que você saiba como calcular o markup ideal para a sua empresa.
Dicas para fazer o cálculo do markup
Você já entendeu a importância que esse cálculo tem em seu negócio. Para chegar ao cálculo correto é preciso levar em conta componentes como clientes, competidores e custos envolvidos na produção.
Veja a seguir dicas para precificar seu markup.
1. Identificar os principais competidores
Aqui você precisa identificar quais são aqueles concorrentes que operam na mesma área de atuação que sua empresa, que possuem um porte semelhante ao seu e que comercializam serviços ou produtos para o mesmo público que você.
Descubra também qual o preço usado por esses concorrentes e qual a maneira que oferecem descontos e promoções.
Assim você chegará numa média para o valor ideal do seu markup.
2. Conhecer os custos e as despesas
Saber quais são os itens indispensáveis para adquirir e manter os produtos e serviços que você oferece é fundamental para uma precificação correta.
Identifique todos os gastos para a manutenção do seu negócio:
- Despesas fixas: gastos que não estão ligados diretamente ao custo do produto. São as despesas financeiras, administrativas e comerciais;
- Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com o volume de vendas, como impostos sobre vendas e as comissões para vendedores de acordo com suas vendas;
- Custo direto: gastos de aquisição ou produção de um produto;
- Custo indireto: aqueles gastos que são difíceis de atribuir um valor para cada item produzido.
3. Considere a sua margem de lucro
A margem de lucro pode ser entendida como o valor do lucro obtido em cada produto vendido.
Você deve respeitar a sua margem de lucro para não fixar preços muito altos ou muito baixos, o que prejudicaria sua lucratividade.
Como fazer o cálculo do markup?
Se você quer saber qual será o valor repassado ao consumidor, chegando assim ao resultado final, você precisará fazer a conta separada por etapas. Comece fazendo o cálculo de todas as despesas fixas do seu negócio.
Calcule também as despesas variáveis e a margem de lucro do negócio. Com esses três valores em mãos você está pronto para descobrir seu markup. Use então a seguinte fórmula:
markup = [(Preço de venda – Custo unitário) / Custo unitário] x 100
Conhecer o seu markup é importante para que você chegue a uma precificação dos seus produtos e serviços que irão garantir a saúde financeira da sua empresa.
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