Conheça as obrigações acessórias do seu negócio

Obrigacoes Acessorias Confira O Impacto Delas Em Seu Negocio Blog - Alcance Empresarial

Compartilhe nas redes!

Obrigações acessórias: quais são e como impactam o seu negócio

Conheça as obrigações acessórias de sua empresa e o impacto delas em seu negócio

Quando falamos em obrigações acessórias, logo nos vêm à cabeça todas as burocracias que devemos cumprir para não termos problemas com a Receita Federal. Mas você sabia que essas obrigações podem ter um impacto significativo no seu negócio? 

Neste artigo, vamos explicar o que são obrigações acessórias, quais são os seus principais impactos e como você pode se preparar para lidar com elas. Confira!

Veja também:

O que são obrigações acessórias?

Obrigações acessórias são todas aquelas obrigações que uma empresa deve cumprir para manter suas atividades legais e regulares. São obrigações que são exigidas pelo governo ou outras instituições para que a empresa possa continuar funcionando.

Existem diversos tipos de obrigações acessórias, como, por exemplo:

– Declarações de impostos;

– Emissão das guias de recolhimento dos tributos;

– Escrituração dos livros fiscais;

– Contribuições sociais;

– Folha de pagamento;

– Registros em órgãos reguladores;

– Demonstrações contábeis;

– Confecção e envio das declarações sociais;

– Certificados e licenciamentos.

Para facilitar o seu entendimento, separamos abaixo os principais tipos de obrigações acessórias de acordo com o regime tributário de cada empresa. Confira:

Simples Nacional

As obrigações acessórias para o Simples Nacional são:

Declaração de Informações Econômicas e Fiscais (DEFIS) – é a obrigação acessória que reúne as principais informações fiscais e contábeis da empresa. A DEFIS deve ser entregue anualmente até o dia 31 de março de cada ano.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) – é o imposto que reúne todos os tributos devidos pelas empresas optantes pelo Simples Nacional. A DAS deve ser paga mensalmente, até o dia 20 (vinte) de cada mês.

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) – é a obrigação acessória que declara todos os valores retidos na fonte de seus funcionários e prestadores de serviço. A DIRF deve ser entregue anualmente, até o último dia útil de fevereiro de cada ano.

Declaração de Substituição Tributária Diferencial de Alíquotas e Antecipação (DESTDA) – é a obrigação acessória que reúne as informações referentes às operações realizadas com produtos sujeitos à Substituição Tributária Diferencial de Alíquotas (STDA) e à Antecipação de ICMS (AICMS). A DESTDA deve ser entregue mensalmente até o dia 28 (vinte e oito) do mês seguinte ao da operação.

Guia de Recolhimento do FGTS e INSS (GRF) – é a obrigação acessória que reúne as informações referentes ao recolhimento do FGTS e INSS de seus funcionários. A GRF deve ser entregue mensalmente até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência.

Guia de Recolhimento do FGTS e INSS – Terceiros (GRFT) – é a obrigação acessória que reúne as informações referentes ao recolhimento do FGTS e INSS de seus prestadores de serviço. A GRFT deve ser entregue mensalmente até o dia 20 (vinte) do mês seguinte ao da competência.

Guia de Recolhimento do FGTS e INSS – Empregados Domésticos (GRFED) – é a obrigação acessória que reúne as informações referentes ao recolhimento do FGTS e INSS de seus empregados domésticos. A GRFED deve ser entregue mensalmente até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência.

Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – é a obrigação acessória que reúne as informações referentes ao recolhimento do FGTS de seus funcionários. A GRFGTS deve ser entregue mensalmente até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência.

Ainda existem outras obrigações acessórias como: SISCOSERV, LFE, GIA Estadual, ECF, RAIS, CAGED, ECD, SEFIP/GFIP, EFD ICMS/IPI. 

Lucro Presumido e Lucro Real

As obrigações acessórias para o Lucro Presumido e Real são:

Escrituração Contábil Digital (ECD) – é a obrigação acessória que declara as informações contábeis das empresas que perante à Receita Federal estão obrigadas à escrituração de seus livros fiscais e obrigações acessórias em meio eletrônico. A ECD deve ser entregue anualmente até o dia 31 (trinta e um) de maio de cada ano.

Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) –  é a obrigação acessória que declara os débitos tributários federais da empresa, referentes a impostos, contribuições e outras obrigações. A DCTF deve ser entregue mensalmente até o 20º (vigésimo) dia útil de cada mês.

SPED Fiscal –  é a obrigação acessória que declara informações relativas às operações fiscais realizadas pelas empresas. O SPED Fiscal deve ser entregue mensalmente até o dia 20 (vinte) de cada mês.

Ainda existem outras obrigações acessórias como: EFD CONTRIBUIÇÕES, EFD ICMS/IPI, SEFIP/GFIP, CAGED e RAIS.

Quais são os principais impactos das obrigações acessórias?

As obrigações acessórias podem ter diversos impactos em uma empresa, desde o aumento da carga tributária até mesmo o fechamento do negócio. Confira alguns dos principais impactos:

Aumento da carga tributária

Se uma obrigação não for cumprida ou tiver informações incorretas ou incompletas, pode haver multas e juros, o que pode aumentar a carga tributária da empresa.

Custos com mão de obra

Para cumprir todas as obrigações acessórias, é preciso que a empresa disponha de um setor responsável por isso. Isso significa que serão necessários mais funcionários, o que pode aumentar os custos com mão de obra.

Atrasos nos processos

Toda vez que uma obrigação acessória não for cumprida dentro do prazo, pode haver atrasos nos processos. Isso pode prejudicar a eficiência da empresa e até mesmo causar prejuízos.

Riscos de fiscalização

Obrigações acessórias não cumpridas podem levar à fiscalização da Receita Federal ou outros órgãos reguladores. Isso pode gerar diversos problemas para a empresa, como multas e até mesmo o fechamento do negócio.

Como se preparar para lidar com as obrigações acessórias?

A fim de evitar os problemas que as obrigações acessórias podem causar, é importante que a empresa se prepare para lidar com elas. Algumas dicas para isso são:

– Ter um setor responsável: é importante que a empresa tenha um setor ou departamento responsável pelas obrigações acessórias, ou até mesmo contar com uma empresa parceira que realize essa atividade. Dessa forma, fica mais fácil controlar as obrigações e garantir que elas sejam cumpridas dentro do prazo.

– Ter um bom sistema de informação: um bom sistema de informação é essencial para garantir que todas as obrigações sejam cumpridas. O sistema deve ser capaz de gerar os documentos necessários, enviar as obrigações para o órgão responsável e acompanhar o processo.

– Contratar um serviço especializado: se a empresa não tiver condições de cumprir todas as obrigações acessórias por conta própria, pode contratar um serviço especializado. Dessa forma, a empresa pode se concentrar nas suas atividades principais, enquanto o serviço especializado cuida das obrigações.

Garanta a conformidade de sua empresa com o suporte da Alcance Assessoria Empresarial

As obrigações acessórias são obrigações que as empresas devem cumprir para manter suas atividades legais. Elas podem ter diversos impactos nas empresas, desde o aumento da carga tributária até o fechamento do negócio. 

Por isso, é importante que a sua empresa se prepare para lidar com as obrigações acessórias, tendo um setor responsável por elas e um bom sistema de informação. 

Para isso, você pode contar com os serviços especializados da Alcance Assessoria Empresarial.

Com os nossos serviços contábeis, fiscais e de pessoal, você terá o suporte necessário para garantir o cumprimento de todas as suas obrigações, bem como para manter o controle do seu negócio.

Portanto, fale agora mesmo com um de nossos especialistas a fim de esclarecer suas dúvidas e aproveitar o nosso suporte especializado!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Alcance Assessoria Empresarial.

Buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos serviços por meio de uma gestão contábil, fiscal e trabalhista de excelência.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Summary
Conheça as obrigações acessórias do seu negócio
Article Name
Conheça as obrigações acessórias do seu negócio
Description
Obrigações acessórias: quais são e como impactam o seu negócio. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
ALCANCE ASSESSORIA EMPRESARIAL SOCIEDADE SIMPLES LTDA
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Taxa De Funcionamento Municipal O Que é, Como Funciona E Como Pagar (1) - Alcance Empresarial

Taxa de Funcionamento: O que é e como pagar

Taxa de Funcionamento: Entenda sobre e simplifique seu pagamento! Navegando pela Taxa de Funcionamento Municipal: Do entendimento ao pagamento simplificado. A Taxa de Funcionamento é um tributo que pode gerar dúvidas e complicações. Mas, você sabia que entender sobre ela

Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 E Evite Problemas Com O Leão! - Alcance Empresarial

IRPF 2024: tudo que você precisa saber!

Saiba tudo sobre o IRPF 2024 e evite problemas com o Leão! Entender quais os prazos, tabela de isenção e documentos necessários para entregar seu IRPF é fundamental. Saiba mais em nosso artigo! Você já está preparado para o IRPF

Fique Por Dentro De Tudo Que Envolve O Departamento Pessoal Nas Empresas! - Alcance Empresarial

Departamento pessoal: tudo que você precisa saber!

Departamento Pessoal: tudo que você precisa saber Evite problemas trabalhistas em sua empresa. Saiba tudo sobre o departamento pessoal e as dúvidas mais comuns para os gestores! O departamento pessoal é um setor essencial para o funcionamento de qualquer empresa,

Realize A Abertura De Empresa De Maneira Simples E Segura! - Alcance Empresarial

Abertura de empresa: como funciona o processo?

Realize a abertura de empresa de maneira simples e segura Inicie o ano se tornando um empreendedor e atinja o sucesso em sua área de atuação. Saiba como realizar a abertura de empresa sem maiores complicações! Em 2024, a abertura

Descubra Os Benefícios Do Planejamento Tributário Para Sua Empresa - Alcance Empresarial

Planejamento tributário: quais os benefícios?

Descubra os benefícios do planejamento tributário para sua empresa Evite problemas com a tributação. Realize um planejamento tributário efetivo e aproveite os benefícios em sua gestão! O planejamento tributário é uma excelente forma para identificar oportunidades de reduzir a carga

Back To Top
Modelo 8 Irpf 2024 - Alcance Empresarial