Dicas infalíveis para uma precificação de serviços de sucesso

Dicas Para Fazer A PrecificaÇÃo De ServiÇos Corretamente Blog - Alcance Empresarial

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Veja agora como fazer a precificação de serviços corretamente

 Quer saber mais sobre como funciona a precificação de serviços? Confira nossas dicas para melhorar os seus lucros!

A precificação de serviços é um dos grandes desafios de todo empreendedor prestador de serviço. Independente do ramo de atuação, há sempre a dúvida de quanto cobrar por cada serviço, quando aumentar no preço, e como calcular cada hora de trabalho. 

Basta conversar com qualquer prestador de serviço e certamente uma grande parte dirá que sente dificuldades em precificar seus serviços e saber exatamente o que fazer para calcular o preço de cada um.

Por isso, neste texto vamos apresentar como funciona a precificação de serviços e como realizá-la de forma correta. Vamos lá! 

O que deve ser considerado na hora de precificar os serviços corretamente?

Na hora de precificar os seus serviços, há alguns fatores básicos que devem ser levados em consideração. Separamos alguns fatores importantes que podem ser colocados na forma de questões que você deve levantar para si mesmo na hora de precificar seus serviços. Os fatores serão os seguintes:

  • A quantidade mínima de lucro que você precisa para manter a empresa funcionando; 
  • Preço por hora de serviço ou por projeto;
  • Experimente com os preços.

1 – A quantidade mínima de lucro que você precisa para manter a empresa funcionando

A principal questão a se considerar antes de precificar seus serviços é: o quanto eu preciso receber para manter a empresa funcionando? Afinal, se você cobrar pelos seus serviços de forma que não lhe garanta algum lucro, logo você não será capaz de custear suas despesas.

Uma vez que você tenha deixado claro para si mesmo qual o mínimo de lucro que você precisa para manter seus serviços, ficará fácil de precificar com base nessa informação. Considere no cálculo de precificação de serviço também o gasto que você tem com material e até mesmo o tempo para realizar cada serviço.  

2 – Preço por hora de serviço ou por projeto

Uma das principais questões na hora de precificar os seus serviços é: eu devo cobrar por hora de serviço ou por projeto? Cada uma dessas opções tem vantagens e desvantagens próprias, mas vai caber a você decidir qual delas se adequa melhor a sua forma de trabalho. 

Pode fazer sentido que em um serviço cobre por hora e em outro pareça melhor cobrar pelo projeto. Um serviço de consulta ou de atendimento é melhor quando é cobrado por hora. Um psicólogo ou até mesmo um professor também cobra por horas de trabalho. 

No entanto, um tradutor pode achar mais adequado para ele cobrar por projeto de tradução, considerando o tamanho do documento, número de páginas, dentre outros fatores. 

Também é possível utilizar as duas formas. Para alguns serviços, você cobrará a hora de trabalho, enquanto para outros cobrará o projeto. Muitos prestadores de serviço utilizam o valor da sua hora de trabalho para calcular o valor de um projeto.

Por exemplo, digamos que você foi contratado para um projeto que, segundo suas estimativas, levará 10 horas de trabalho para terminar. Assim, você poderá cobrar um valor com base nas suas 10 horas de trabalho. 

3- Experimente com os preços

Uma vez que os preços de seus serviços já estejam bem estabelecidos, você pode experimentar e testar com os preços dentro do limite mínimo de lucro para o funcionamento do seu trabalho. 

Digamos que você ofereça diversos serviços distintos e um desses serviços é menos requisitado do que os outros. Você pode experimentar baixar o preço desse serviço menos requisitado para mais clientes surgirem buscando o serviço. 

A lição é sempre que ao experimentar com essa precificação de serviços você deve estar visando o aumento de lucro e nunca ultrapassar os limites razoáveis de uma hora de trabalho, com base no seu conhecimento e expertise. 

Como precificar corretamente seus serviços?

Como vimos, precificar corretamente seus serviços pode ser uma tarefa difícil, mas que pode ser facilitada ao seguir dicas simples. Agora vamos considerar algumas formas de precificação de serviços que são feitas relativas a algum objetivo e que também podem te ajudar. As formas de precificação que iremos considerar são:

  • Precificação relativa ao público alvo;
  • Precificação relativa a concorrência;
  • Precificação relativa aos seus custos e lucro bruto.

1 – Precificação relativa ao público alvo

A primeira recomendação de precificação de serviços é a de que estes preços devem ser relativos ao seu público alvo. Ou seja, conhecer o público ao qual você irá fornecer seus serviços é uma das chaves para a precificação adequada.

Dito de outra forma, se você fizer uma precificação que não atinja o seu público fará com que seus serviços percam os clientes para a sua concorrência. Existem algumas formas de avaliar o público alvo e o quanto esse público está disposto a pagar por serviços similares ao que você oferece. 

Talvez a melhor forma seja conduzir uma pesquisa de mercado que avalie os preços da competição. O que nos leva à próxima recomendação.

2 – Precificação relativa a concorrência

Se você é novo no mercado, o melhor é aprender com aqueles que já estão trabalhando naquele ramo antes de você. Uma vez que você tenha feito uma pesquisa de mercado que avalie os preços da sua concorrência, você poderá fazer a precificação dos seus serviços de forma mais precisa. 

Considere que você tenha algo de diferente a oferecer do que a concorrência e invista nesse diferencial dos seus serviços. Precifique corretamente seus serviços, considerando também a concorrência, com o intuito de ganhar novos clientes e se estabelecer como um profissional que pode oferecer um serviço novo com preços justos. 

3 – Precificação relativa ao seus custos e lucro bruto

A dica mais importante para a precificação correta dos serviços é que esta precificação seja feita relativa ao lucro bruto. O cálculo é simples de fazer. Primeiro você deve estabelecer uma margem de lucro bruta que você pretende atingir com seus serviços. 

Para saber basta somar os seus custos totais do serviço e multiplicá-los pela margem de lucro desejada. Em seguida, adicione esse valor ao valor dos seus custos. Por exemplo, digamos que a sua margem de lucro bruta seja 10% e o custo total do seu serviço seja R$ 30,00. O valor do seu serviço seria cada um de R$ 33,00. 

Seguindo essas dicas, com certeza você estará mais preparado para precificar seus serviços corretamente e garantir um bom lucro para a sua empresa.

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