6 dicas de ouro para aproveitar a Black Friday e aumentar seus lucros

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Descubra como aumentar suas vendas com a Black Friday

 Confira as nossas dicas de sucesso de como aproveitar a Black Friday para aumentar suas vendas e seus lucros

A Black Friday já se tornou uma tradição no comércio brasileiro e uma grande oportunidade de aumentar as vendas e os lucros em seu negócio.

Afinal, utilizando essa data de forma estratégica e planejada é possível aproveitar uma série de benefícios, como aumento de vendas e da carteira de clientes, aumentar os lucros e as chances de fidelizar clientes antigos e novos.

Isso porque, como falamos, essa data já se consolidou como um período de alto consumo, com pessoas que guardam dinheiro ou esperam o 13º salário para aproveitar bons descontos e realizar suas compras.

Desse modo, é fundamental que você aproveite esse período para melhorar suas vendas e otimizar os lucros do seu negócio.

Por isso, no artigo de hoje, preparamos uma série de dicas de sucesso para que você aproveite ao máximo a Black Friday e consiga aumentar seus lucros. Confira!

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O que é a Black Friday?

Antes de partirmos para as nossas dicas, é importante esclarecer o que de fato é a Black Friday e quando ela ocorre.

Desse modo, saiba que ela indica um dia no mês de novembro, uma sexta-feira, em que as lojas realizam grandes promoções em todos os segmentos do mercado. 

A data teve início nos Estados Unidos e ocorre na sexta-feira seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças.

No Brasil, a Black Friday costuma ocorrer também nas sexta-feira após o feriado norte-americano. Portanto, em 2022, a data está marcada para o dia 26 de novembro.

1. Planeje ofertas com descontos reais

É muito comum empresas utilizarem estratégias para burlar a Black Friday, manipulando preços a fim de passar uma imagem de economia, quando na prática a oferta não é verdadeira. Como assim?

Aumentar os preços anteriormente e nessa data especial voltar para o preço normal a fim de simular um desconto, é um exemplo clássico dessa situação. 

Com essas práticas, você pode afetar a credibilidade do seu negócio e prejudicar seus lucros. 

Isso porque, os consumidores estão cada vez mais atentos a tais práticas enganosas, por isso, estão em busca de ofertas verdadeiras e descontos reais.

Portanto, prepare ofertas atraentes e competitivas, com descontos reais. Assim, você poderá atrair e fidelizar mais clientes, aumentar suas vendas e girar seu estoque.

2. Aumente o ticket médio das vendas

Tendo em vista que os descontos da Black Friday costumam “espremer” as margens de lucros dos produtos, você pode utilizar algumas estratégias de combos para beneficiar tanto o consumidor quanto o seu negócio.

A criação desses combos podem ajudar a empresa aumentar o ticket médio das vendas, fazendo o estoque girar mais rápido. 

Para o consumidor, por sua vez, pode ser bem mais vantajoso aproveitar o desconto ao comprar vários produtos.

Portanto, planeje bem para montar combos de produtos de forma estratégica.

3. Mantenha o controle de estoque

Cuidado com o seu estoque! Afinal, se o objetivo é aumentar suas vendas devido aos descontos e ofertas oferecidos, a tendência é que os seus produtos se esgotem mais rapidamente, o que pode acabar comprometendo as vendas posteriores.

E isso não pode acontecer, pois a próxima data comemorativa — natal — também é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e os lucros.

Sendo assim, planeje as ofertas com antecedência. Se você deseja girar seu estoque mais rapidamente, tenha em mente que precisa renová-lo com a mesma velocidade.

Por outro lado, caso a sua intenção seja vender produtos que estão perto de sair de linha ou que possuem baixo volume de saída, não será necessário se preocupar com a reposição desses produtos em específico.

Desse modo, mantenha o controle de estoque, fazendo as devidas reposições de acordo com as suas estratégias comerciais.

4. Seja claro e objetivo na comunicação da sua oferta

Você precisa ser transparente com os preços e descontos oferecidos em sua empresa. Nada de letras miúdas, condições duvidosas ou enganosas.

Assim, você evita problemas e pode não só captar clientes nessa época, como também fidelizá-los.

5. Vista sua empresa para a Black Friday

Outro ponto muito importante é a comunicação visual das lojas e sites. É fundamental transformar sua empresa para a Black Friday a fim de chamar a atenção dos clientes, mostrando que a sua loja está pronta para a data e para as ofertas.

Portanto, pode abusar de cores, textos e decorações ligadas ao tema para atrair clientes e aumentar suas vendas.

Também invista na personalização dos uniformes dos vendedores e na decoração da loja. E não esqueça de divulgar nas redes sociais, no envio de e-mails, na própria personalização do site.

6. Utilize as redes sociais como uma grande aliada

Agora que você já tem um bom planejamento, descontos reais, comunicação verbal e visual claras, chegou o momento de mostrar para o seu público as promoções e descontos que a sua empresa preparou.

Nesse sentido, as redes sociais são importantes aliadas. Portanto, invista em publicações de promoções e em anúncios pagos, por exemplo.

Utilize a internet e a Black Friday com aliadas para captar e fidelizar clientes, aumentar suas vendas e potencializar seus lucros.

Conte com o suporte da Alcance para manter sua empresa operando na lucratividade

Agora que você já sabe como aumentar suas vendas com a Black Friday, é importante que saiba também que para aproveitar esse aumento para potencializar seus lucros, é fundamental manter o controle de sua empresa.

Para isso, é necessário contar com uma contabilidade especializada. Nesse sentido, saiba que nós, da Alcance Assessoria Empresarial, somos a opção ideal para ajudar você.

Afinal, somos uma contabilidade especializada em comércio e vamos ajudá-lo a operar na melhor versão do seu negócio.

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