Ícone do site Alcance Empresarial

Veja como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Saiba Tudo Sobre A Declaracao De Imposto De Renda 2022 Blog - Alcance Empresarial

Declaração do Imposto de Renda 2022 – Descubra os prazos e como fazer!

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Você sabe se deve ou não realizar a declaração do Imposto de Renda 2022? Essa é uma dúvida muito frequente.

A maioria das pessoas não tem as informações necessárias para entender os prazos ou como fazer a declaração. O que resulta em atrasos que podem trazer complicações junto à Receita Federal.

Se você precisa de auxílio neste assunto, continue lendo, pois este artigo é para você. 

Você sabe o que é, de fato, a declaração do Imposto de Renda 2022?

A declaração do Imposto de Renda 2022 é um tributo que pesa sobre a renda da pessoa anualmente, de acordo com alguns requisitos. Nem todos devem fazer a declaração.

Contudo, quem contribui deve fazer a declaração informando seus ganhos. Desta forma, pode-se controlar e administrar o crescimento patrimonial.

Esse controle é feito para possibilitar o Governo Federal de realizar estudos sobre os custos e gastos da população.

Tendo, então, esta declaração, o intuito de entender se os impostos foram cobrados de forma compatível com a renda do declarante.

Se, por acaso, houver cobranças indevidas, a Receita Federal devolve os valores. 

E caso o valor cobrado seja inferior ao que deveria ser cobrado, o contribuinte precisa fazer o pagamento do que falta.

Sendo assim, a partir da sua declaração do Imposto de Renda 2022, será feita a apresentação dos gastos do ano que antecede, ou seja, 2021.

Em geral, o governo determina o prazo para a declaração do Imposto de Renda entre o terceiro e o quarto mês do ano.

O que acontece se você não declarar o Imposto de Renda 2022?

Caso você confunda as datas ou decida não realizar a declaração, mesmo tendo que cumprir essa obrigação, você, com certeza, terá problemas com a Receita Federal.

Ela poderá solicitar que você pague alguma multa e também pode bloquear o seu CPF, além de bloquear valores em suas contas correntes. 

O que você precisa para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022?

É preciso apresentar os comprovantes de rendimentos obtidos ao longo do ano de 2021 e os comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras em bancos e/ou corretoras.

Deve apresentar comprovantes das suas despesas pessoais e de dependentes, com hospitais, médicos, clínicas, planos de saúde, dentista, etc. 

E também gastos com cursos, escolas para si e seus dependentes. É imprescindível ter todos os comprovantes de todas as receitas e despesas dos dependentes, seus bens e direitos.

É indicado que, por precaução, você guarde esses documentos referentes à declaração do imposto de renda por cinco anos.

Preenchendo a declaração: confira o passo a passo!

Reunidos os comprovantes citados no texto, agora você precisa instalar o Programa gerador da declaração, disponível no site da Receita Federal.

Podendo também optar pela opção de realizar a declaração pelo celular, através do aplicativo Meu imposto de renda.

O preenchimento é simples e fácil, pois o programa é auto explicativo. Em caso de dúvidas, você pode buscar a aba “ajuda” e conseguir a orientação necessária.

Sendo assim, deve-se preencher cada um dos quadros com as informações solicitadas, contidas nos documentos que você reuniu.

O processo é menos complicado do que muitos pensam. Contudo, para ter mais segurança em todo o processo de declaração do Imposto de Renda 2022, e a garantia de que tudo ocorrerá de forma correta, evitando problemas com a Receita Federal e se livrando da burocracia, conte com o auxílio de um profissional contábil especializado no assunto.

Conte com a Alcance Assessoria Empresarial para fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2022

Se você precisa de algum auxílio com a sua declaração de Imposto de Renda 2022, conte conosco. Temos mais 10 anos de experiência oferecendo serviços contábeis baseados na ética e na transparência. 

Clique no ícone do WhatsApp quando quiser, e fale conosco. Será um prazer atender você!

ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Alcance Assessoria Empresarial.

Buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos serviços por meio de uma gestão contábil, fiscal e trabalhista de excelência.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile