Veja como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Saiba Tudo Sobre A Declaracao De Imposto De Renda 2022 Blog - Alcance Empresarial

Compartilhe nas redes!

Declaração do Imposto de Renda 2022 – Descubra os prazos e como fazer!

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Você sabe se deve ou não realizar a declaração do Imposto de Renda 2022? Essa é uma dúvida muito frequente.

A maioria das pessoas não tem as informações necessárias para entender os prazos ou como fazer a declaração. O que resulta em atrasos que podem trazer complicações junto à Receita Federal.

Se você precisa de auxílio neste assunto, continue lendo, pois este artigo é para você. 

Você sabe o que é, de fato, a declaração do Imposto de Renda 2022?

A declaração do Imposto de Renda 2022 é um tributo que pesa sobre a renda da pessoa anualmente, de acordo com alguns requisitos. Nem todos devem fazer a declaração.

Contudo, quem contribui deve fazer a declaração informando seus ganhos. Desta forma, pode-se controlar e administrar o crescimento patrimonial.

Esse controle é feito para possibilitar o Governo Federal de realizar estudos sobre os custos e gastos da população.

Tendo, então, esta declaração, o intuito de entender se os impostos foram cobrados de forma compatível com a renda do declarante.

Se, por acaso, houver cobranças indevidas, a Receita Federal devolve os valores. 

E caso o valor cobrado seja inferior ao que deveria ser cobrado, o contribuinte precisa fazer o pagamento do que falta.

Sendo assim, a partir da sua declaração do Imposto de Renda 2022, será feita a apresentação dos gastos do ano que antecede, ou seja, 2021.

Em geral, o governo determina o prazo para a declaração do Imposto de Renda entre o terceiro e o quarto mês do ano.

O que acontece se você não declarar o Imposto de Renda 2022?

Caso você confunda as datas ou decida não realizar a declaração, mesmo tendo que cumprir essa obrigação, você, com certeza, terá problemas com a Receita Federal.

Ela poderá solicitar que você pague alguma multa e também pode bloquear o seu CPF, além de bloquear valores em suas contas correntes. 

O que você precisa para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022?

É preciso apresentar os comprovantes de rendimentos obtidos ao longo do ano de 2021 e os comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras em bancos e/ou corretoras.

Deve apresentar comprovantes das suas despesas pessoais e de dependentes, com hospitais, médicos, clínicas, planos de saúde, dentista, etc. 

E também gastos com cursos, escolas para si e seus dependentes. É imprescindível ter todos os comprovantes de todas as receitas e despesas dos dependentes, seus bens e direitos.

É indicado que, por precaução, você guarde esses documentos referentes à declaração do imposto de renda por cinco anos.

Preenchendo a declaração: confira o passo a passo!

Reunidos os comprovantes citados no texto, agora você precisa instalar o Programa gerador da declaração, disponível no site da Receita Federal.

Podendo também optar pela opção de realizar a declaração pelo celular, através do aplicativo Meu imposto de renda.

O preenchimento é simples e fácil, pois o programa é auto explicativo. Em caso de dúvidas, você pode buscar a aba “ajuda” e conseguir a orientação necessária.

Sendo assim, deve-se preencher cada um dos quadros com as informações solicitadas, contidas nos documentos que você reuniu.

O processo é menos complicado do que muitos pensam. Contudo, para ter mais segurança em todo o processo de declaração do Imposto de Renda 2022, e a garantia de que tudo ocorrerá de forma correta, evitando problemas com a Receita Federal e se livrando da burocracia, conte com o auxílio de um profissional contábil especializado no assunto.

Conte com a Alcance Assessoria Empresarial para fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2022

Se você precisa de algum auxílio com a sua declaração de Imposto de Renda 2022, conte conosco. Temos mais 10 anos de experiência oferecendo serviços contábeis baseados na ética e na transparência. 

Clique no ícone do WhatsApp quando quiser, e fale conosco. Será um prazer atender você!

ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Alcance Assessoria Empresarial.

Buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos serviços por meio de uma gestão contábil, fiscal e trabalhista de excelência.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reduzir Impostos. Como é Possível Para Os Prestadores De Serviços - Alcance Empresarial

Reduzir impostos: como conseguir na prestação de serviços?

Entenda as estratégias para redução da carga tributária, de forma legal, na prestação de serviços Descubra quais as estratégias mais eficazes para você, prestador de serviços, conseguir reduzir impostos sobre suas atividades. Aumente seus lucros! Reduzir impostos é uma das

Taxa De Funcionamento Municipal O Que é, Como Funciona E Como Pagar (1) - Alcance Empresarial

Taxa de Funcionamento: O que é e como pagar

Taxa de Funcionamento: Entenda sobre e simplifique seu pagamento! Navegando pela Taxa de Funcionamento Municipal: Do entendimento ao pagamento simplificado. A Taxa de Funcionamento é um tributo que pode gerar dúvidas e complicações. Mas, você sabia que entender sobre ela

Saiba Tudo Sobre O Irpf 2024 E Evite Problemas Com O Leão! - Alcance Empresarial

IRPF 2024: tudo que você precisa saber!

Saiba tudo sobre o IRPF 2024 e evite problemas com o Leão! Entender quais os prazos, tabela de isenção e documentos necessários para entregar seu IRPF é fundamental. Saiba mais em nosso artigo! Você já está preparado para o IRPF

Fique Por Dentro De Tudo Que Envolve O Departamento Pessoal Nas Empresas! - Alcance Empresarial

Departamento pessoal: tudo que você precisa saber!

Departamento Pessoal: tudo que você precisa saber Evite problemas trabalhistas em sua empresa. Saiba tudo sobre o departamento pessoal e as dúvidas mais comuns para os gestores! O departamento pessoal é um setor essencial para o funcionamento de qualquer empresa,

Realize A Abertura De Empresa De Maneira Simples E Segura! - Alcance Empresarial

Abertura de empresa: como funciona o processo?

Realize a abertura de empresa de maneira simples e segura Inicie o ano se tornando um empreendedor e atinja o sucesso em sua área de atuação. Saiba como realizar a abertura de empresa sem maiores complicações! Em 2024, a abertura

Back To Top
Modelo 8 Irpf 2024 - Alcance Empresarial